quinta-feira, 15 de julho de 2010

Miyamoto Musashi - Gorin no sho



Miyamoto Musashi, é considerado o melhor espachim que já existiu no japão, aos treze anos de idade ele derrotou um adulto, sua primeiro contender em uma luta de espadas (katana).Daí até os trinta anos, em suas andanças pelo Japão, como desafiado ou desafiante, medirá forças em outros sessenta duelos, saindo invicto de todos. Consta que somente em dois encontros não chegou ao final: um, com um velho mestre, perito nas artes esotéricas da luta, que o enfrentou com um leque; em outra ocasião, contra um rude camponês que empregou um ku-sarigama — corrente de metal como lançadeira, com um peso em uma das pontas e pequeno alfanje na outra extremidade. Torna-se uma figura lendária em todo o Japão, e, ao mesmo tempo, um “signo de contradição”. Cognominado de “o santo samurai”, era visto pelos ortodoxos do kenjutsu, luta de espadas, como um heterodoxo, fora da lei e das normas, um samurai degenerado'.
Contra todas as regras, criou uma escola que usava duas espadas espadas, em
lugar de uma. A partir de certa altura, abandonou a nippon-tô, a espada de aço
tida como símbolo nobre do samurai, passando às vezes a enfrentar seus
inimigos com espadas de pau — bokken —, na realidade cacetes em formato
de espada, com que derrotava seus inimigos. O último deles, Sasaki Kojirô,
que abatia com sua espada andorinhas em vôo, foi vencido com o cabo de umno
remo que Musashi afeiçoara no barco enquanto cruzava o mar para enfrentar
seu desafiante que o aguardava em uma ilha.




Gorin no sho - O livro dos cinco elementos, é um tratado de artes marciais escrito no século XVII por Miyamoto Musashi, o samurai invencível, GORIN NO SHO desenha os princípios do pensamento estratégico e sua aplicação em qualquer combate. Mais do que isso, porém, ele reflete o caminho do guerreiro na busca da sabedoria.
Do domínio de sua arma (ou ofício) o homem chega ao domínio de si e,
em conseqüência, à vitória nas mais diversas situações da vida. O livro é dividido em cinco capítulos: Terra, Agua, Fogo, Vento e Vacuo.

Autor: Ivyson Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário