domingo, 18 de julho de 2010

Origem; Japão







Hi !!
Olá pessoal, hoje vou falar um pouco da história de um dos povos que eu mais adimiro, o Japão, isso não deve ser surpresa para as pessoas que me conhecem :p
Espero que vocês apreciem o material estou espondo. Obrigado a todos !!

O Japão, trata-se de uma das mais antigas nações do mundo, sendo habitada há mais de 30 mil anos o que não deixa de ser fenomenal.
Ainda assim, é por volta do ano 300 a.C. que, pela primeira vez, começa a tomar forma a nação japonesa ainda que no seu período clássico ou época primícia. Um dos primeiros povos que ali se localizou foram os Aino, pessoas solitárias que não se relacionavam com as demias tribos.
Pensa-se que tenham vndo da Coréia, ou da Manchúria, para habitar as ilhas japonesas, isoladas, mas possuindo características físicas que lhes permitia desenvolver o seu modo de vida regrado, mas, ainda assim, pleno de pequenos prazeres.
Sem dúvidas que a cultura japonesa, repleta de detalhes maravilhosos, seria, para o Aino, modo de vida, pelo que as gerações seguintes limitaram-se a aproveitar o que de bom já existia e dar-lhe um cunho mais pessoal, aliás, o que é comum em todas as culturas.
Portanto, os Yayoi, por volta ano 300 a.C. começaram a desenvolver uma intensa atividade com bronze, ferro, arroz e cevada, levando-os a enriquecer e, poucoa pouco, supantaram as tribos vizinhas.Também fortaleceram o pensamento religioso, no caso a religião xinto, adorando-se primmordialmente os espíritos da natureza (conhecidos por kani), à boa maneira Celta, e os famosos antepassados da respectiva tribo.
Daí em diante, acontece uma série de períodos sucessivos, iniciados com a idosa sacerdotisa Himiko, da tribo yamato, que cheugou ao poder e criou uma nova época, dizendo-se sucessora do rei Sol, visto considerar-se uma divindade terrena. A este momento histórico do Japão seguiram-se, por ordem cronológica, os períodos Nara, Heian, Kamakura, Muromachi, Azuchi-Momoyama, Edo, Meije, Taisho e Showa, anterior à pós-ocupação japonesa e momento de expansionismo nacional.





Duas instituições japonesas, a seu tempo, marcaram a época e o fututo: os Xóguns e os Samurais. No que diz respeito aos primeiros, tratavam-se de generais, capazes e de assumir o país como se de uma didatura se tratasse. Surgiram por volta do ano 1200 e, durante sete séculos, governaram o japão.
Para que isso sucedesse, foi necessário que a tradicional visão imperial, no caso tendo a família Fujiwara como dominante. Mas havendo falta de filhas que pudessem ser as noivas de imperador, a questão da sucessão tornou-se premente e, então, o clã Taira cerrou fileiras e motivou-se para deter o poder. Por breve espaço temporal o possuiu, visto que a figura de Minamoto Yoritomo conquistou o poder, de forma brava, assumindo o título de grande general que conquista os bárbaros.
Pouco depois, no ano 1192, estabeleceu o xogunato kamakura, uma instituição governativa de relevância autocrático, dando origem a um dos períodos de maior rebeldia social em termos de ambição japonesa.
Para tal vontade, serviu-se de outra instituição japonesa, os Samurais, ainda hoje alvo de interesse público, demonstrando nos vários filmes de Hollywood, e até em obras de quadrinhos, conhecidos por Mangá (falarei da origem do magá em outra postagem XD).

Autor: Ivyson Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário